Capela São Francisco

Capela de São Francisco e Casa Hospício Freamunde

ACESSO e LOCALIZAÇÃO:
Freamunde, no Largo de São Francisco.

ENQUADRAMENTO:
Urbano, no gaveto entre as Ruas Arnaldo de Brito, Brigadeiro Alves de Sousa e a E.N. 207.
É uma edificação oitocentista própria das grandes confrarias assistências da época.

CRONOLOGIA:
Trata se dum conjunto edificado no século XVIII. Em 1734 foi demolida uma pequena Capela que ali existia e em 1737 já estava em obras a actual capela, a avaliar por uma data inscrita na padieira da porta principal. Em 1743 foi sagrada a capela. Em 1878, foram remodelados os estatutos da Confraria de São Francisco. Nos anos 80 do século XX recebeu um lambrim de azulejos e em 1992 o Cruzeiro do Adro.
Quanto á Residência   Hospício, foi construída logo a seguir à capela por decisão da Ordem Terceira de São Francisco. A Construção do Coro, da varanda alpendrada e da torre sineira foi iniciativa do Capitão   Mor Francisco Moreira Carneiro.

DESCRIÇÃO:
O Conjunto edificado tem a forma triangular. A capela é rectangular, tal como a capela mor. A fachada principal da capela tem um portal em verga recta, encimado por unta cornija e por um frontão triangular com as insígnias da confraria num triângulo, sobre o qual está um nicho com uma imagem, ladeada por dias janelas rectangulares.
Entre a fachada da capela e a alçada do topo do hospício, existem dois portais, abertos num muro rematado por quatro merlões.
No interior, o coro alto é em madeira. Dois retábulos laterais, em talha, formam em ângulo em frente ao arco cruzeiro que é pleno. A capela-mor é em talha e tem dois nichos que ladeiam uma tela ao centro. O conjunto é barroco, mas a talha tem características neoclássicas.

BIBILOGRAFIA:
DINIS, Manuel Vieira, "Ermidas e Capelas de Paços de Ferreira" (1985)